Ciclismo

Atleta da Scott está com a mão no título da Volta de SP

Campinas (SP)

O vento forte lateral em quase todo o percurso, as inúmeras subidas e descidas e, principalmente, o longo trajeto de 259 km foram os maiores obstáculos do pelotão de 98 atletas que largou na manhã de ontem, em Ribeirão Preto, para a nona e penúltima etapa da Volta Ciclística do Estado de São Paulo de 2007.

O fluminense Fabiele Mota, da Sales Supermercados/Barbacena, cruzou a linha de chegada, em frente ao Ginásio do Taquaral, em Campinas, em primeiro lugar, depois de cansativas 6h58min11s, no mais longo percurso. Ele foi aplaudido por um grande público que esperou a chegada da caravana.

O sul-mato-grossense Magno Nazaret, da Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/São José dos Campos, terminou em oitavo lugar ontem e, com isso, praticamente assegurou o título da competição. Ele tem 47 segundos de vantagem sobre o paulista Marcos Novello, da Memorial/Santos, segundo colocado na classificação.

"Sei que serei protegido por toda a equipe e só perco o título se sofrer um acidente. Vou de scansar bastante agora e entrar com toda a cautela na última etapa", admitiu o atleta de 21 anos, nascido em Dourados, temendo ser otimista demais. "Será um percurso de apenas 46,4 km, muito curto".

FESTA -- Sem a cautela de Magno, Fabiele Mota comemorou bastante a sua primeira vitória na Volta de São Paulo.

"Foi uma etapa muito difícil e vencer no sprint, depois de tanto sacrifício, é muito bom", disse o ciclista de 27 anos, nascido em São Francisco de Itabapuana (RJ).

O uruguaio Gonzalo Tabliabue ficou em segundo lugar na penúltima etapa, seguido de Jeovane Junior, da São Francisco/Nossa Caixa/KHS, de Ribeirão Preto.

As dificuldades foram tamanhas ontem, que nada menos do que 19 atletas abandonaram a competição, entre eles Nilceu Santos, vencedor da primeira etapa. Dos 133 ciclistas que começaram o evento no domingo passado, no Autódromo de Interlagos, 79 devem largar hoje.

A décima e última etapa da Volta Ciclística do Estado de São Paulo terá largada às 9 horas de hoje no km 48 da rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí.

Os ciclistas, que farão um trecho neutralizado de Campinas para Jundiaí, pedalarão 46,4 km até a avenida Prof. Melo Moraes, na raia olímpica, na Cidade Universitária.

fonte: Vale Paraibano