DIONES CHINELATTO Equipe Avaí - Florianópolis

Bikemagazine: Como você se tornou treinador de ciclismo?

Diones Chinelatto: Sou formado em Educação Física pela UFSC e sempre estive ligado ao esporte, seja como atleta ou dirigente. Em 1997 fui convidado pelo amigo e ex-ciclista Hercílio João da Costa Neto para assumir a equipe de ciclismo Avaí F.C. Florianópolis.

Bikemagazine: Você foi atleta no passado? Quais suas principais conquistas?

Diones Chinelatto: Fui atleta na modalidade de atletismo como vários títulos estaduais e algumas conquistas nacionais (Chapecó, Joaçaba, Florianópolis). Participei de algumas competições de duathon e triathon e também competi algumas provas de cross country.

Bikemagazine: Qual modalidade do ciclismo você mais gosta?

Diones Chinelatto: Gosto mais das provas de contra-relógio e de montanha.

Bikemagazine: Na sua opinião, por que o ciclismo no Brasil não tem a mesma importância e destaque que em países europeus?

Diones Chinelatto: Acredito que seja em função do Brasil ter uma cultura esportiva totalmente voltada para o futebol. Enquanto na Europa existe uma cultura que valoriza o uso da bicicleta em todos os aspectos: transporte, lazer e desporto de alto rendimento.

Bikemagazine: Quantos por cento do sucesso de um atleta vem da genética e quantos por cento vem de treinamento adequado, dedicação, garra e comprometimento?

Diones Chinelatto: Para se chegar ao nível internacional acredito que um atleta precisa ser 100% em todos os aspectos: determinação, força de vontade, garra, dedicação, comprometimento, estrutura de treinamento e, principalmente, possuir uma genética privilegiada.

Bikemagazine: Quais as metas principais que você estabeleceu para sua equipe na temporada 2006?

Diones Chinelatto: Nossa meta é lutar para vencer as principais Voltas no Brasil e terminar a temporada entre as três melhores equipes do Brasil.

Bikemagazine: Na hora de você escolher um novo atleta para sua equipe, além dos resultados dele, o que mais você leva em conta?

Diones Chinelatto: O caráter, a personalidade e o comprometimento para trabalhar em equipe.

Bikemagazine: Cite três qualidades que obrigatoriamente fazem parte de um grande ciclista.

Diones Chinelatto: Talento, raça e vontade de trabalhar em prol da equipe.

Bikemagazine: Cite três jovens ciclistas (da Sub-23 ou mais jovem) que você considera um futuro talento no esporte.

Diones Chinelatto: Breno França Sidoti, Tiago Fiorilli e Jair Fernando dos Santos.

Bikemagazine: Até que ponto uma boa bike (top de linha em todos os apectos) é importante para a performance de um atleta?

Diones Chinelatto: Uma bike top é importante, mas acredito que entre uma bike top de linha e outra bike quase top de linha não há grandes diferenças na performance de um atleta. Pois quem faz a maior diferença é o atleta e não a bicicleta.

Bikemagazine: Para você quem é o favorito a vencer a próxima edição da Volta da França na era pós-Armstrong?

Diones Chinelatto: Jan Ullrich.