RECORDE DE LEVEZA      

A Scott mostra na Eurobike a Addict
Bike de carbono pesa apenas 5,9 kg

A Scott apresentou na feira alemã Eurobike a Addict, a bike de ciclismo da marca que bateu o recorde mundial de leveza: são apenas 5,9 kg para um quadro de tamanho 54 cm. O quadro sozinho pesa 790 gramas.

A Eurobike é uma das maiores feiras do setor e esse ano conta com 826 expositores de 38 países que se reúnem anualmente na cidade de Friedrichshafen Messe.

Na realidade, o recorde de leveza da Scott começou a ser batido em 2003 com o lançamento da tecnologia em fibra de carbono denominada CR1 e já utilizada na CR1 Plasma e na Ransom, de All Mountain.

Em azul:
carbono como
tecnologia CR1

Em amarelo:
carbono com
a moderna
tecnologia IMP

Os engenheiros da casa suíça não descansaram nos últimos anos e desenvolveram a tecnologia IMP (Integrated Molding Process, ou Processo de Moldagem Integrada, em português). A técnica, com patente requerida pela Scott, consiste em moldar em uma única peça os tubos superior, tubo da caixa de diração, tubo inferior e os chain stays.

O grande segredo do baixo peso está em gerenciar a espessura dos tubos nos pontos do quadro onde é necessário mais rigidez. onde são mais requisitados no quadro. Na frente do quadro, por exemplo, o novo processo garantiu a redução de até 11% do peso dos tubos, com a mesma resistência dos modelos anteriores. O processo CR1 de fabricação está presente no novo modelo Addict nos tubos que compõem a traseira da bike, o tubo vertical (do selim) e os seat stays.

A nova tampa do eixo do movimento
central foi desenvolvida em parceria
com a Shimano. A Scott tem a
exclusividade comercial até 2008
A caixa do movimento central é
totalmente em fibra de carbono, sem
nenhuma parte metálica. As tampas
são encaixadas com pressão

PARCERIAS EXCLUSIVAS

A busca da Scott pelo recorde mundial de leveza exigiu o desenvolvimento de componentes especiais. É o caso da gancheira traseira (foto), agora totalmente feita em carbono, com o refill de alumínio.

Uma parceria com a japonesa Shimano foi providencial para eliminar peso da caixa de movimento central, que agora não tem nenhuma peça metálica. Para isso a Shimano desenvolveu as novas tampas SMI-FC-7800 para a caixa do eixo do movimento central.

São tampas que não têm rosca e se encaixam sob pressão diretamente na fibra de carbono da caixa de centro. Em 2007 o componente será de uso exclusivo da Scott. Apenas em 2008 o equipamento estará disponível para as demais marcas do mercado mundial.

O canote de selim em fibra de carbono é integrado ao quadro e os passadores dos conduítes e o suporte do câmbio dianteiro, do tipo braze on, também são em fibra de carbono.

O garfo também merece destaque. O novo garfo em carbono, chamado de Addict SL, foi especialmente desenvolvido com a tecnologia IMP para o novo modelo e pesa meros 330 gramas, 70g mais leve que o anterior CR1.

A geometria também é diferente das bikes CR1. O tubo superior é mais longo, com o tubo da caixa de direção ligeiramente mais curto e o ângulo do tubo de selim foi alterado em meio grau para deixar a bike mais confortável em provas longas.

A Scott pensou também nas mulheres e criou modelos especiais, tanto da Addict quanto da Spark, para o público feminino com geometria e grafismo difereciado (foto acima à esquerda).

SPARK

Os fãs do off-road também têm motivo para comemorar. Como havíamos anunciado anteriormente em primeira mão (VEJA NOTÍCIA) a Scott persegue o recorde de leveza também no mountain bike com o lançamento da Spark, uma full suspension com o quadro de fibra de carbono que pesa apenas 1.790 kg, já com o amortecedor e canote de carbono integrado ao quadro.

Para desenvolver a Spark a Scott recorreu novamente aos seus parceiros para a criação de componentes exclusivos, como o fez com a Addict.

Uma parceria com a empresa DT Swiss foi responsável pela criação do Nude TC (foto), o novo amortecedor de apenas 240g de peso que sai com a marca Scott.

Como nos modelos Genius, o novo amortecedor é comandado remotamente no guidão e o biker pode ajustá-lo nas posições “All Travel” (110mm), “Traction Mode” (70mm) e “Lock-Out”, que trava a suspensão traseira. A novidade na alavanca é o botão vermelho de retorno rápido. Basta um toque para que o amortecedor traseiro volte ao ajuste selecionado anteriormente.

O quadro da Spark mescla as tecnologias CR1 e IMP de carbono, que é utilizada em todo o quadro, com exceção dos seat stays que são produzidos em carbono CR1.

Em vermelho: A nova alavanca vai
agilizar o controle do amortecedor
Nude. Basta um toque para que ele
volte ao ajuste anterior
Em azul:
carbono com tecnologia CR1
Em amarelo:
carbono com a moderna tecnologia IMP

VEJA TAMBÉM:

SCOTT SPARK
Conheça em primeira mão a nova full suspension da marca suíça

SCOTT RAMSON
Lançamento da marca suíça chega ao Brasil com cinco modelos all mountain

CR1 PLASMA
A nova arma da Scott. Leveza e aerodinâmica para cortar o vento

 fonte:bikemagazine