A Scott mostra na Eurobike a Addict
Bike de carbono pesa apenas 5,9 kg
A
Scott apresentou na feira alemã Eurobike a Addict, a bike de ciclismo da
marca que bateu o recorde mundial de leveza: são apenas 5,9 kg para um
quadro de tamanho 54 cm. O quadro sozinho pesa 790 gramas.
A
Eurobike é uma das maiores feiras do setor e esse ano conta com 826
expositores de 38 países que se reúnem anualmente na cidade de
Friedrichshafen Messe.
Na
realidade, o recorde de leveza da Scott começou a ser batido em 2003 com
o lançamento da tecnologia em fibra de carbono denominada CR1 e já
utilizada na CR1 Plasma e na Ransom, de All Mountain.
Em azul:
carbono como
tecnologia CR1
Em amarelo:
carbono com
a moderna
tecnologia IMP |
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Os
engenheiros da casa suíça não descansaram nos últimos anos e
desenvolveram a tecnologia IMP (Integrated Molding Process, ou
Processo de Moldagem Integrada, em português). A técnica, com
patente requerida pela Scott, consiste em moldar em uma única peça
os tubos superior, tubo da caixa de diração, tubo inferior e os
chain stays. |
O grande
segredo do baixo peso está em gerenciar a espessura dos tubos nos pontos
do quadro onde é necessário mais rigidez. onde são mais requisitados no
quadro. Na frente do quadro, por exemplo, o novo processo garantiu a
redução de até 11% do peso dos tubos, com a mesma resistência dos
modelos anteriores. O processo CR1 de fabricação está presente no novo
modelo Addict nos tubos que compõem a traseira da bike, o tubo vertical
(do selim) e os seat stays.
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A
nova tampa do eixo do movimento
central foi desenvolvida em parceria
com a Shimano. A Scott tem a
exclusividade comercial até 2008 |
A
caixa do movimento central é
totalmente em fibra de carbono, sem
nenhuma parte metálica. As tampas
são encaixadas com pressão
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PARCERIAS
EXCLUSIVAS
A busca
da Scott pelo recorde mundial de leveza exigiu o desenvolvimento de
componentes especiais. É o caso da gancheira traseira (foto),
agora totalmente feita em carbono, com o refill de alumínio.
Uma
parceria com a japonesa Shimano foi providencial para eliminar peso da
caixa de movimento central, que agora não tem nenhuma peça metálica.
Para isso a Shimano desenvolveu as novas tampas SMI-FC-7800 para a caixa
do eixo do movimento central.
São
tampas que não têm rosca e se encaixam sob pressão diretamente na fibra
de carbono da caixa de centro. Em 2007 o componente será de uso
exclusivo da Scott. Apenas em 2008 o equipamento estará disponível para
as demais marcas do mercado mundial.
O canote
de selim em fibra de carbono é integrado ao quadro e os passadores dos
conduítes e o suporte do câmbio dianteiro, do tipo braze on, também são
em fibra de carbono.
O garfo
também merece destaque. O novo garfo em carbono, chamado de Addict SL,
foi especialmente desenvolvido com a tecnologia IMP para o novo modelo e
pesa meros 330 gramas, 70g mais leve que o anterior CR1.
A
geometria também é diferente das bikes CR1. O tubo superior é mais
longo, com o tubo da caixa de direção ligeiramente mais curto e o ângulo
do tubo de selim foi alterado em meio grau para deixar a bike mais
confortável em provas longas.
A Scott
pensou também nas mulheres e criou modelos especiais, tanto da Addict
quanto da Spark, para o público feminino com geometria e grafismo
difereciado (foto acima à esquerda).
SPARK
Os fãs do
off-road também têm motivo para comemorar. Como havíamos anunciado
anteriormente em primeira mão (VEJA
NOTÍCIA) a Scott persegue o recorde de leveza também no
mountain bike com o lançamento da Spark, uma full suspension com o
quadro de fibra de carbono que pesa apenas 1.790 kg, já com o
amortecedor e canote de carbono integrado ao quadro.
Para
desenvolver a Spark a Scott recorreu novamente aos seus parceiros para a
criação de componentes exclusivos, como o fez com a Addict.
Uma
parceria com a empresa DT Swiss foi responsável pela criação do Nude TC
(foto), o novo amortecedor de apenas 240g de peso que
sai com a marca Scott.
Como nos
modelos Genius, o novo amortecedor é comandado remotamente no guidão e o
biker pode ajustá-lo nas posições “All Travel” (110mm), “Traction Mode”
(70mm) e “Lock-Out”, que trava a suspensão traseira. A novidade na
alavanca é o botão vermelho de retorno rápido. Basta um toque para que o
amortecedor traseiro volte ao ajuste selecionado anteriormente.
O quadro
da Spark mescla as tecnologias CR1 e IMP de carbono, que é utilizada em
todo o quadro, com exceção dos seat stays que são produzidos em carbono
CR1.
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Em vermelho: A nova alavanca vai
agilizar o controle do amortecedor
Nude. Basta um toque para que ele
volte ao ajuste anterior |
Em azul:
carbono com tecnologia CR1
Em amarelo:
carbono com a moderna tecnologia IMP
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