TOUR DE SC - FINAL

Pedro Autran Nicacio e Scott se consagram


Sem surpresas na última etapa do Tour de Santa Catarina. A liderança de 1min17s conquistada sobre Renato Seabra (DataRo-Blumenau) por Pedro Autran Nicácio - Scott-S.J.Campos - (FOTO) após a crono individual da quinta etapa, deu à equipe paulista a tranqüilidade necessária para percorrer os chegar sem sustos até São Francisco do Sul, 617,3 quilômetros depois da vitória no contra-relógio individual.

“Se não acontecer nenhum imprevisto”, foi a resposta do técnico Carlinhos Monteiro logo no dia seguinte à crono, quando perguntado sobre a iminente vitória de Nicácio, o paranaense de 25 anos radicado em Belo Horizonte.

E não houve imprevistos ao longo dos 1.064 km entre o prólogo inicial em Criciúma e São Francisco do Sul. “Tivemos apenas um pneu furado em competição”, orgulha-se o glorioso técnico de São José dos Campos, que faturou quase tudo nesse Tour. Só faltou o prêmio de montanha. Além da vitória na geral, a Scott faturou também o prêmio na Sub-23, com Magno Nazaret; a classificação por pontos, com Nilceu Santos, além do prêmio por equipes.

SONHO DE CAMPEÃO

Depois de ficar em terceiro lugar na competição em 2004 e ser vice em 2005, o ciclista pôde comemorar a façanha inédita na carreira. "Sempre quis muito vencer essa volta e realizar este sonho é emocionante, a maior conquista da minha carreira", disse Nicácio.

Nascido em Curitiba e radicado em Belo Horizonte, o ciclista começou a sua carreira por acidente. Apesar de fazer juras de amor ao seu instrumento de trabalho, Nicácio gostava mais do skate quando era criança.

"O início da minha paixão pela bicicleta e conseqüentemente da minha carreira no ciclismo foi depois de um braço quebrado em um acidente de skate, em 1998", lembra.

Antes do sucesso no esporte, Nicácio teve alguns problemas na escola, chegou até a ser expulso de três colégios.

"O esporte mudou a minha vida. Aprendi a ter disciplina e persistência, porque não é fácil a gente ter que cumprir uma rotina de treinamento", finalizou Nicácio.

A ÚLTIMA ETAPA

O dia amanheceu nublado para os 60 sobreviventes do Tour – dos 83 que disputaram o prólogo em Criciúma. A largada da última etapa foi em Joinville, na Avenida Paulo Schroeder, já na saída para São Francisco do Sul.

Restava apenas o prêmio por pontos para ser decidido, na última meta volante da competição, marcada para o KM 45,3, em frente ao posto rodoviário estadual. A camisa verde pertencia ao campineiro da Extra-Suzano, Renato Ruiz, que a conquistou no dia anterior. Ruiz estava empatado com 10 pontos com Márcio Cachorrão, seguido pelo favorito Nilceu Santos, com 8 pontos.

Próximo da meta volante, a Scott se armou e garantiu de vez o tricampeonato de metas volantes para o paranaense Nilceu Santos. Ruiz foi o segundo na meta e ficou com o segundo lugar no pódio geral. O jovem Magno Nazaret, líder da Sub-23, ficou com a terceira colocação na última meta volante. Márcio Cachorrão teve um pneu furado, sobrou do pelotão e ficou fora da disputa do título de meta volante.

A chegada em São Francisco do Sul foi sob chuva fina e com muita gente nas ruas para prestigiar. Daniel Rogelin confirmou seu favoritismo em chegadas perigosas e em piso de paralelepípedo e cruzou a meta com o tempo de 1h40min56s. Ruiz registrou sua terceira segunda colocação consecutiba nessa etapa e Flávio Santos (Azonic-Guarulhos) completou o pódio da etapa final. O pelotão chegou praticamente compacto, com 52 ciclistas com o mesmo tempo.

“Gosto desse tipo de chegada. Morei na Bélgica e lá os dias são sempre chuvosos”, disse o catarinense Rogelin, vencedor de duas etapas nessa edição do Tour.

Para o ano que vem, a equipe Scott já tem seus planos. O time de São José dos Campos vai disputar oito provas válidas para o calendário América Pro Tour.

Vamos correr duas provas nos Estados Unidos e outras provas importantes na América Central e do Sul”, diz o técnico Carlos Monteiro. “Um novo patrocinador está confirmado e outras novidades vêm por aí”, faz mistério o treinador da equipe com melhor infra-estrutura do País.

OS DEZ PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL FINAL:

POS.
ATLETA/EQUIPE
TEMPO
1
Pedro Autran Nicácio - Scott/Marcondes César/Fadenp-S.J.Campos
26h41min02s
2
Renato Seabra - DataRo-Blumenau
a 1min17s
3
Maurício Morandi - Scott/Marcondes César/Fadenp-S.J.Campos
a 2min03s
4
Magno Nazaret (Sub-23) - Scott/Marcondes César/Fadenp-S.J.Campos
a 2min19s
5
Daizon Mendes - DataRo-Blumenau
a 2min21s
6
Cássio Paiva- DataRo-Blumenau
a 3min11s
7
Fabrício Morandi - Scott/Marcondes César/Fadenp-S.J.Campos
a 3min28s
8
Rogério Santiago - Memorial-Santos
a 4min07s
9
Márcio May - Scott/Marcondes César/Fadenp-S.J.Campos
a 5min33s
10
Márcio Cachorrão - Avaí-Florianópolis
a 8min19s

OS CINCO PRIMEIROS DA SUB-23:

POS.
ATLETA/EQUIPE
TEMPO
1
Magno Nazaret – Scott/Marcondes César/Fadenp-S.J.Campos
26h43min21s
2
Gregory Panizo – DataRo-Curitiba
a 9min21s
3
Leo Ferreira – DataRo-Curitiba
a 22min02s
4
Cleberson Weber – DataRo-Curitiba
a 26min50s
5
Jair Santos – Avaí-Florianópolis
a 42min37s

OS CINCO PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DE PONTOS:

POS.
ATLETA/EQUIPE
PONTOS
1
Nilceu Santos – Scott/Marcondes César/Fadenp-S.J.Campos
13
2
Renato Ruiz – Extra-Suzano
13
3
Márcio Jerosch Pinto – Avaí-Florianópolis
10
4
Patrique Azevedo – Extra-Suzano
5
5
Sidnei Santos – Cordeirópolis
5

CLASSIFICAÇÃO FINAL DAS EQUIPES:

POS.
ATLETA/EQUIPE
TEMPO
1
Scott/Marcondes César/Fadenp-S.J.Campos
79h55min22s
2
DataRo-Blumenau
a 24s
3
Memorial-Santos
a 22min04s
4
Extra-Suzano
a 26min16s
5
Avaí-Florianópolis
a 37min20s
6
DataRo-Curitiba
a 42min11s
7
Azonic-Guarulhos
a 1h33min09s
8
Seleção Gaúcha
a 2h04min16s
9
Cordeirópolis
a 2h05min59s

IMAGENS DO DIA

O dia amanheceu nublado na última
etapa do Tour. A largada foi em
Joinville rumo a São Francisco do Sul
Além da vitória na geral, a Scott faturou
o prêmio na Sub-23, a classificação
por pontos, além do prêmio por equipes
Dos 83 ciclistas que disputaram o prólogo,...
...60 sobreviveram até
a última etapa

Fotos: Andrés Baró/Adorofoto