O maglia rosa Nairo Quintana se defende: "Conquistei a vitória na subida"

  Divulgação  
   
  Nairo Quintana falou sobre a 16ª etapa para a TV italiana  

Um dia depois da polêmica 16ª etapa do Giro, UCI diz "não" a pedido de anulação

O "day after" da 16ª etapa do Giro D'Itália foi marcado pela polêmica em torno da ordem – ou não – de neutralização que acabou não acontecendo e que teria interferido no resultado final e na subida de Nairo Quintana (Movistar) para a liderança. Um grupo bem que tentou anular os resultados desta terça-feira (27 de maio), de uma etapa que, desde já, entrou para a história. Mas a UCI respondeu prontamente que "não".

Do lado dos detratores, diretores de equipes que se sentiram prejudicadas com a confusão soltaram suas declarações redes sociais afora. Do outro, ciclistas diretamente envolvidos, como o colombiano Nairo Quintana, se defenderam. Para a RAI Sport, emissora de TV italiana, Quintana disse que seria injusto ser penalizado já que a organização da corrida declarou que em nenhum momento houve a ordem de neutralização.

"Minha equipe me disse para seguir, havia outros atletas na minha frente e eu sabia que estávamos na corrida, na disputa, então eu não entendo a polêmica", falou. "Assim como na maioria das vezes em que venci, ontem conquistei a vitória na subida. Eu e meus colegas de equipe lutamos muito pela maglia rosa", acrescentou.

Sobre sua estratégia para o fim do Giro, Quintana agora só está preocupado em defender a liderança. "Teremos mais etapas de montanha, mais adequadas ao meu perfil, e espero estar onde o líder deve estar. Atacar? No momento penso mais em me defender, mas se surgir a oportunidade e for aumentar a vantagem…"

Quintana mostrou-se otimista e confiante: "Eu acho que provei o meu nível, e não só ontem. Em Oropa, fui o melhor entre os favoritos, apesar de estar doente; e, em Montecampione, só o Aru me venceu…" A Movistar, apesar dos percalços, é uma das poucas que ainda está completa. "Ainda somos nove corredores, mesmo depois dos problemas que tivemos. Tenho confiança na minha equipe", completou.

Fonte: Bike magazine