Froome volta a vestir amarelo

  l  
   
     


Britânico é o melhor no contrarrelógio individual e fatura o bicampeonato do Tour da Romandia, competição que serve como prévia do Tour de France

Chris Froome voltou a vestir amarelo. Mas ainda não foi a camisa de líder do Tour de France, principal objetivo do ano do britânico e que começa apenas em julho. Mas sim a de líder do Tour da Romandia, competição que serve como prévia para a grande volta francesa.E o ciclista da Sky vestiu a camisa de líder justamente no dia mais importante, o último. Com isso sagrou-se bicampeão da prova suíça, mostrando estar forte na temporada. E se depender do retrospecto, Froome já pode ficar animado. Os últimos três campeões do Tour de France venceram no mesmo ano o Tour da Romandia

As dúvidas sobre o desempenho de Froome vieram após o britânico sofrer uma lesão nas costas e uma infecção no peito, tirando-o de importantes provas como o Tirreno-Adriatico e o Liège-Bastogne-Liège. Ao mesmo tempo, fortes concorrentes ao título do Tour de France como Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e Alejandro Valverde (Movistar) mostravam um bom desempenho.

O título no Tour da Romandia veio apenas no último dia, quando Froome venceu o contrarrelógio individual. Em um trajeto de 18,5 km, o britânico superou até o atual tricampeão mundial Tony Martin para comemorar seu segundo título do ano (também venceu o Tour de Omã). O vice-campeonato ficou com o esloveno Simon Spilak (Katusha), vencedor da 3ª etapa, quando cruzou em Aigle ao lado de Froome. Completou o pódio da classificação geral o atual campeão mundial de estrada Rui Costa (Lampre-Merida). Também candidato ao título do Tour de France, Vincenzo Nibali (Astana) terminou na quinta posição e segue sem vitórias no ano. Outro destaque da competição foi o ciclista da casa Michael Albasini (Orica-GreenEdge) vencedor de três etapas planas.

Também da Suíça, o campeão mundial de MTB XCO, Nino Schurter (Orica-GreenEdge), terminou sua primeira competição na estrada em uma boa 42ª posição geral.

Classificação 5ª etapa
1. Chris Froome (GBR) Sky - 24min50s
2. Tony Martin (ALE) OPQS +1s
3. Jesse Sergent (NZL) Trek +8s
4. Rigoberto Urán (COL) OPQS +15s
5. Jon Izaguirre (ESP) Movistar +20s
6. Riccardo Zoidi (AUT) Trek +29s
7. Simon Spilak (ESQ) Katusha +29s
8. Rui Costa (POR) Lampre-Merida +31s
9. Thibaut Pinot (FRA) FDJ +35s
10. Mathias Frank (SUI) IAM Cycling +35s

Classificação Geral
1. Chris Froome (GBR) Sky - 16h18min46s
2. Simon Spilak (ESQ) Katusha +28s
3. Rui Costa (POR) Lampre-Merida +1min32s
4. Mathias Frank (SUI) IAM Cycing +1min44s
5. Vincenzo Nibali (ITA) Astana +1min48s
6. Beñat Intxausti (ESP) Movistar +1min52s
7. Jakob Fuglsang (DIN) Astana +1min56s
8. Jon Izaguirre (ESP) Movistar +2min07s
9. Jesús Herrada (ESP) Movistar +2min15s
10. Thibaut Pinot (FRA) FDJ +2min31s


Fonte Prologo