Tom Boonen vence Kuurne-Bruxelas-Kuurne, em prova dominada pelos belgas
Fotos de divulgação / Omega Pharma
O tricampeão Tom Boonen
Estratégia da OmegaPharma garantiu 3ª vitória de Bonnen
Boonen disputa o sprint da Kuurne-Bruxelas-Kuurne
O domingo foi de festa para os fãs de ciclismo na Bélgica. E olha que eles são muitos. Dos 10 primeiros colocados da prova Kuurne-Bruxelas-Kuurne, 8 são belgas. A começar pelo campeão, Tom Boonen (Omega Pharma-QuickStep) que venceu no sprint a 2ª corrida de um dia da pré-temporada de clássicas da Primavera. Essa é sua 3ª vitória na prova, um novo recorde. O holandês Moreno Hofland (Movistar) foi o 2º colocado.
Um dia depois do fraco desempenho do pelotão belga na Omloop, quando terminou na 33ª colocação, e muito bem apoiado por seus colegas de equipe, Boonen enfrentou as tentativas de ataque da Sky, Lotto-Belisol e Katusha. A Omega Pharma ainda usou como estratégia unir suas forças com a equipe Belkin para ditar o ritmo e impedir o avanço dos adversários.
Depois da subida ao Côte de Trieux, a Belkin aumentou a velocidade no pelotão. Na subida ao Oude Kwaremont, Stijn Vandenbergh, da Omega Pharma, foi quem ditou o ritmo. Na descida, o pelotão quebrou ainda mais, deixando Andre Greipel (Lotto-Belisol) e Edvald Boasson Hagen (Sky) para trás. Ali, estava claro que a estratégia da Omega Pharma estava funcionando.
A 65 km da chegada, o grupo escapado conseguiu abrir vantagem de mais 1 minuto. No total, o percurso é de 197 km.
A vantagem foi bem administrada e, na meta, Boonen, apesar de mal posicionado, recuperou-se rápido e cruzou em 1º, após 4h28min55s de prova.