Tour da Califórnia 2014: 1ª Et.: Mark Cavendish venceu a chegada por um beiço de uma pulga

  l  
   
     


A primeira etapa do Tour da Califórnia foi marcada pelos ventos cruzados e pela tentativa da Omega-Pharma e Sky de partir o pelotão. Além da vitória apertadíssima de Cavendish.

A etapa estava com uma fuga de 6 ciclistas com uma pequena vantagem sobre o pelotão, quando a Omega Pharma e Sky resolveram aproveitar o vento cruzado para partir o pelotão. Ele se aproximaram da extremidade lateral da estrada e aceleraram absurdamente, até que o pelotão se partisse faltando 54,6km para o final.

No total 22 ciclistas estavam no grupo da frente do pelotão, entre eles nenhum era da equipe Garmin, que ficou toda do grupo de trás. Mark Cavendish (Omega Pharma) estava no grupo da frente e não poupou esforços. Apesar de ter que se poupar para o sprint, ele ajudou no revezamento do grupo da frente para tentar efetivar a quebra do pelotão e fazer com que aquele grupo chegasse escapado do resto do pelotão.

Mas infelizmente a força que a Garmin fez no grupo de trás fez com que os dois grupos se juntassem novamente e Cavendish acabou gastando força "atoa".

Faltando 10km para o final da prova o pelotão entrou na cidade de Sacramento, para dar 4 voltas em um curto percurso no centro da cidade. Logo na entrada do circuito, Jacob Rathe (Jelly Belly-Maxxis), Keil Reijnen (UnitedHealthcare) e Gregory Daniel (Bissell) abriram uma fuga. Com a aproximação do pelotão, Reijnen foi o único que insistiu em tentar escapar e foi pego faltando 4km para o final.

Então as equipes vieram para a embalada. O principal adversário de Cavendish era John Degenkolb (Giant-Shimano) Faltando 200 metros para a chegada Degenkolb arrancou e Cavendish veio em sua roda. Ele ficou um pouco no vácuo do adversário e colocou de lado para ultrapassar. Acredito que pelo cansaço Cavendish não conseguiu dar aquela arrancada forte que geralmente dá e ele demorou a conseguir ultrapassar.

Na linha de chegada ele passou Degenkolb por praticamente um pneu de vantagem. Eles tiveram que esperar a divulgação do photo finish para comemorar, já que visualmente não tinha como saber quem ganhou.

Vídeo

 

Resultados

1 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team 4:44:17
2 John Degenkolb (Ger) Team Giant-Shimano
3 Moreno Hofland (Ned) Belkin Pro Cycling Team
4 Peter Sagan (Svk) Cannondale
5 Danny Van Poppel (Ned) Trek Factory Racing
6 Guillaume Boivin (Can) Cannondale
7 Eric Young (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies
8 Matthew Goss (Aus) Orica GreenEdge
9 Taylor Phinney (USA) BMC Racing Team
10 John Murphy (USA) UnitedHealthcare Professional Cycling Team

Geral

1 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team 4:44:07
2 John Degenkolb (Ger) Team Giant-Shimano 0:00:04
3 Moreno Hofland (Ned) Belkin Pro Cycling Team 0:00:06
4 Tao Geoghegan Hart (GBr) Bissell Development Team
5 Peter Sagan (Svk) Cannondale 0:00:10
6 Danny Van Poppel (Ned) Trek Factory Racing
7 Guillaume Boivin (Can) Cannondale
8 Eric Young (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies
9 Matthew Goss (Aus) Orica GreenEdge
10 Taylor Phinney (USA) BMC Racing Team