Nibali cada vez mais líder do Tour
|
Divulgação |
|
|
|
|
|
|
|
Sem adversários nos Alpes, italiano vence pela terceira vez e aumenta distância na classificação geral
Nesta sexta-feira (18) Vincenzo Nibali mostrou mais uma vez que está em um nível acima dos demais ciclistas do Tour de France. Camisa amarela da competição, o atleta da Astana venceu pela terceira vez nesta edição e abriu ainda mais distância sobre os seus concorrentes. Com diversos ataques no ensolarado Montée de Chamrousse (18,2 km de extensão e 7,3% de inclinação), o italiano praticamente não foi ameaçado e agora tem 3min37s de vantagem sobre Alejandro Valverde (Movistar), o novo vice-líder.
Nos Alpes, mas sem Chris Froome (Sky) e Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), a disputa entre os principais ciclistas ficou bastante esvaziada. Sempre acompanhando o ritmo de seus rivais, Nibali, em poucas e rápidas aceleradas, abria para os demais conforme os quilômetros se sucediam. Rafal Majka (Tinkoff-Saxo) e Leopold Konig (NetApp) completaram o grupo dos três melhores da 13ª etapa.
Segundo colocado antes da largada, Richie Porte foi o grande prejudicado do dia. Logo no início da última montanha, o australiano ficou para trás e rapidamente perdeu contato para Nibali e companhia. O ciclista da Sky cruzou 8min48s após o camisa amarela e caiu para a 16ª posição na classificação geral.
A 13ª etapa do Tour de France contou com 197,5 entre Saint-Étienne e o alto de Chamrousse, e três montanhas categorizadas. Entre os ciclistas da fuga, Alessandro De Marchi (Cannondale) foi o último a ser neutralizado e levou o prêmio de mais combativo do dia.
No início da última subida, todos os ciclistas que brigavam pelas primeiras posição da classificação geral estavam no pelotão. Sentindo o calor de 37ºC, Richie Porte foi o primeiro a ceder e logo ficou para trás. Na sequência, Rui Costa (Lampre-Merida) e Pierre Rolland (Europcar) também acabaram sobrando.
Os primeiros ataques foram de Leopold Konig e Rafal Majka, dois ciclistas que entraram na etapa fora do top-10. A dupla manteve-se na frente durante quase toda a subida e fechou o grupo dos três melhores do dia ao lado de Nibali. O bom resultado deu a Konig o 10º lugar na classificação geral.
Nibali, que viu seus principais gregários (Jakob Fuglsang e Michele Scarponi) ficarem para trás ainda antes da última montanha, marcou Valverde até o ataque do espanhol, o que determinou a formação de um grupeto com quatro atletas: Valverde, Nibali, Pinot (FDJ) e Ten Dam (Belkin).
Com 5,6 km para o final, Nibali acelerou e não foi acompanhado por Valverde e Pinot, que foram juntos até o final. Em questão de metros, o italiano alcançou Konig e Majka. Na liderança e apenas mantendo um ritmo forte, Nibali deixou Konig e Majka para trás e nos últimos quilômetros foi sozinho para mais uma vitória.
Ainda sobrou tempo para o líder entre os jovens Romain Bardet (AG2R) atacar, cruzar na 7ª posição e assumir a 3ª colocação na classificação geral. O camisa branca, Pinot e Van Garderen (BMC), devem protagonizar a briga pelo último lugar do pódio, talvez a principal disputa até o último dia do Tour.
Além da manutenção da camisa amarela, Nibali também assumiu a camisa branca de bolinhas como melhor montanhista graças aos pontos conquistados em Chamrousse. O italiano tem 70 contra 53 de Joaquin Rodríguez (Katusha), que se poupou na etapa desta sexta-feira.
O Tour prossegue amanhã (19) com mais uma etapa de alta montanha nos Alpes. Na 14ª etapa serão 177 km entre Grenoble e Risoul e três montanhas categorizadas (duas de 1ª categoria e uma fora de categoria).
Top 10 etapa
1. Vincenzo Nibali (Ita) Astana - 5h12min29s
2. Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo +10s
3. Leopold Konig (Tch) Team Netapp-Endura +11s
4. Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team +50s
5. Thibaut Pinot (Fra) FDJ +53s
6. Tejay Van Garderen (EUA) BMC +1min23s
7. Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale +1min23s
8. Laurens Ten Dam (Hol) Belkin Pro Cycling +1min36s
9. Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +2min09s
10. Jurgen Van Den Broeck (Bel) Lotto Belisol +2min09s
Classificação geral após 13 etapas
1. Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team 56h44min03s
2. Alejandro Valverde Belmonte (Esp) Movistar Team +3min37s
3. Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale +4min24s
4. Thibaut Pinot (Fra) FDJ.fr +4min40s
5. Tejay Van Garderen (EUA) BMC Racing Team +5min19s
6. Jean-Christophe Péraud (Fra) AG2R La Mondiale +6min06s
7. Bauke Mollema (Hol) Belkin Pro Cycling +6min17s
8. Jurgen Van Den Broeck (Bel) Lotto-Belisol +6min27s
9. Rui Alberto Costa (Por) Lampre-Merida +8min35s
10. Leopold Konig (Tch) Team Netapp-Endura +8min36s
Fonte: Prologo |