Pavés e chuva mudam o Tour

  Divulgação  
   
  Nibali na dura 5ª etapa do Tour de France nos paralelepípedos  


Aguardada etapa com os paralelepípedos tem abandono do atual campeão e show de Nibali, que abre 2min37s para Contador

Quando anunciado o percurso do Tour de France 2014, uma grande expectativa criou-se em torno da 5ª etapa, disputada nesta quarta-feira (09). Seria o retorno do pelotão aos pavés (paralelepípedos) do norte da França, os mesmos usados no Paris-Roubaix, umas das clássicas monumentais do ciclismo. E ela não decepcionou. Debaixo de chuva e com os trechos em paralelepípedos bastante enlameados, os ciclistas encontraram dificuldades em praticamente todo o percurso.

Porém, foi ainda antes do primeiro trecho nos pavés que veio a maior surpresa da etapa. Atual campeão do Tour, Chris Froome sofreu com o asfalto escorregadio, que caracterizou o dia, e sofreu duas quedas ainda na primeira metade da prova. Mas se conseguiu recuperar-se do primeiro tombo, o britânico não resistiu à segunda queda e precisou abandonar a prova e o sonho do bicampeonato.

Tristeza para Froome, alegria para o camisa amarela Vincenzo Nibali (Astana), terceiro colocado na etapa, mas vencedor moral do dia. Mostrando uma incrível habilidade na chuva e nos pavés, o italiano abriu mais de 2min de vantagem sobre seus principais rivais na briga pelo título.

O vencedor da 5ª etapa foi Lars Boom (Belkin)O 5º dia do Tour de France contou com rápidos 152,5 km entre Ypres, na Bélgica, e Arenberg Porte du Hainaut. No caminho, estavam previstos nove trechos nos pavés mas, devido à chuva, dois foram cancelados.

A fuga do dia foi composta por sete ciclistas: Lieuwe Westra (Astana), Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep), Tony Gallopin (Lotto-Belisol), Rein Taaramae (Cofidis), Simon Clarke (Orica-GreenEdge), Mat Hayman (Orica-GreenEdge) e Samuel Dumoulin (Ag2r-La Mondiale).

Já os favoritos Nibali e Contador estiveram próximos até os primeiros trechos de pavés, quando Contador mostrou-se incapaz de acompanhar o ritmo dos ciclistas mais habilidosos, como Cancellara (Trek), Sagan (Cannondale), Boom e até mesmo Nibali, que esteve sempre acompanhado de Fuglsang.

Assim, a cada novo trecho de pavés, Nibali aumentava ainda mais a vantagem sobre Contador, quebrando o pelotão em vários mini-grupos. Coube a Contador estabelecer-se em um grupeto que continha Alejandro Valverde (Movistar), Rui Costa (Lampre-Merida) e Tejay Van Garderen (BMC).

Nos trechos finais nos pavés, o grupo de Nibali alcançou a fuga e passou a liderar a prova. No último trecho, Nibali, Fuglsang e Boom ainda conseguiram abrir vantagem sobre os favoritos Cancellara e Sagan, dois especialistas em provas clássicas que não atacaram na etapa.

Boom atacou para a vitória nos últimos quilômetros e conquistou sua primeira vitória no Tour de France. Já Nibali terminou na terceira posição mas, o mais importante, 2min35s à frente de Contador. Agora são 2min37s que separam os dois ciclistas.

O Tour prossegue nesta quinta-feira com a 6ª etapa. Será um novo dia no plano, com 194 km entre Arras e Reims.

Classificação Geral apos 5˚ etapa
1. Lars Boom (Hol) Belkin - 3h18min35s
2. Jakob Fuglsang (Din) Astana +19s
3. Vincenzo Nibali (Ita) Astana +19s
4. Peter Sagan (Esq) Cannondale +1min01s
5. Fabian Cancellara (Sui) Trek +1min01s
6. Jens Keukeleire (Bel) Orica-GreenEdge +1min01s
7. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma +1min07s
8. Lieuwe Westra (Hol) Astana +1min09s
9. Matteo Trentin (Ita) Omega Pharma +1min21s
10. Cyril Lemoine (Fra) Cofidis +1min45s

Top 10 geral após 5 etapa
1. Vincenzo Nibali (Ita) Astana 20h26min46s
2. Jakob Fuglsang (Din) Astana +2s
3. Peter Sagan (Esq) Cannondale +44s
4. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma +50s
5. Fabian Cancellara (Sui) Trek +1min17s
6. Jurgen Van den Broeck (Bel) Lotto-Belisol +1min45s
7. Tony Gallopin (Fra) Lotto-Belisol +1min45s
8. Richie Porte (Aus) Sky +1min54s
9. Andrew Talansky (EUA) Garmin-Sharp +2min05s
10. Alejandro Valverde (Esp) Movistar +2min11s

O CAMISA AMARELA

 

Fonte: Prologo