Cavendish vence última etapa e Yates é o campeão na Turquia
|
Fotos: Mario Stiehl |
|
|
|
|
|
Mark Cavendish comemora a vitória em Istambul |
|
|
|
|
|
Adam Yates, de 21 anos, faturou o título de campeão da Volta da Turquia |
|
Elia Viviani ficou em 2º e Andrea Guardini foi o 3º na chegada em Istambul
Aconteceu como muitos previam: Mark Cavendish (OmegaPharma-Quick-Step) venceu o sprint da última etapa da Volta da Turquia, neste domingo, em Istambul. Essa foi a 4ª vitória do britânico na prova, resultado de um perfeito trabalho de equipe, principalmente nos últimos 300 metros.
O italiano Elia Viviani (Cannondale), que havia vencido Cavendish no sprint em duas etapas anteriores, foi o 2º colocado. Outro italiano, Andrea Guardini (Astana) foi o 3º colocado.
"Meus companheiros me ajudaram maravilhosamente, mas ainda havia um caminho a percorrer antes da linha de chegada. Eu estava indo e indo rápido. Olhei para trás e vi uns caras esperando para entrar na minha roda, como fizeram ontem. Aumentei o ritmo e senti que estava forte", contou Cavendish após a etapa.
"Estou definitivamente de volta. Foi uma grande corrida de preparação. A Volta da Turquia não é uma corrida fácil, você precisa de muita força", completou.
O tradicional circuito de 121 quilômetros, que atravessa o estreito de Bósforo, foi acompanhado por um grande público. A etapa começou com piso molhado, mas o clima melhorou e a chegada foi em ritmo de festa, com distribuição de comidas, bebidas e brindes às margens do Bósforo.
O britânico Adam Yates (Orica-GreenEdge), confirmou o título de campeão geral. Antes do pódio, Cavendish e Yates se cumprimentaram e brincaram enquanto se preparavam para receber seus prêmios.
Yates, da nova geração do ciclismo, tem 21 anos, é de Manchester, e começou sua conquista após faturar a 6ª etapa, com chegada no alto, em Selçuk. Na ocasião, abriu 1 segundo de vantagem sobre Rein Taaramae (Cofidis). No final, aumentou a vantagem para 5 segundos. O 3º colocado na geral foi Romain Hardy (Cofidis), a 39 segundos.
Após a vitória, em entrevista na sala de imprensa, Yates foi muito simpático e chegou a dizer que estava se sentindo intimidado por estar rodeado de tantos jornalistas e fotógrafos.
Sobre a competição, foi claro: "A corrida só acaba quando termina. Ter apenas um minuto de vantagem é um pouco estressante, mas a corrida foi boa e espero estar aqui no próximo ano."
Sobre o futuro, mostrou cautela: "Claro que gostaria de ganhar várias corridas importantes como essa, mas tenho que ser realista. Não posso dizer que vou ganhar essa e aquela corrida. Agora é continuar de novo com meu treinamento de maneira muito séria."
Na última etapa, o brasileiro Rafael Andriato (Neri Sottoli) terminou em 92º, a 1min23s de Cavendish. Na classificação geral, ficou em 73º, a 32min04s, uma posição acima de Andre Greipel (Lotto-Belisol).
OS CINCO PRIMEIROS DA ETAPA
1 – Mark Cavendish (GBR) Omega Pharma-QuickStep 02:35:00
2 – Elia Viviani (Ita) Cannondale m.t.
3 – Andrea Guardini (Ita) Astana Pro Team m.t.
4 – Kris Boeckmans (Bel) Lotto-Belisol m.t.
5 – Greg Henderson (Nzl) Lotto-Belisol
OS DEZ PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 – Adam Yates (GBR) Orica GreenEDGE 30:26:22
2 – Rein Taaramae (Est) Cofidis 00:00:05
3 – Romain Hardy (Fra) Cofidis 00:00:39
4 – Davide Formolo (Ita) Cannondale 00:00:40
5 – Davide Rebellin (Ita) CCC Polsat Polkowice 00:00:44
6 – Juan Jose Cobo Acebo (Esp) Torku Sekerspor 00:00:45
7 – Kristijan Durasek (Cro) Lampre-Merida m.t.
8 – Luis Leon Sanchez Gil (Esp) Caja Rural 00:00:51
9 – Adam Hansen (Aus) Lotto-Belisol 00:00:58
10 – Enrico Barbin (Ita) Bardiani CSF 00:01:04
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR PONTOS
1 – Mark Cavendish – Omega-Pharma – 88 pontos
2 – Elia Viviani – Cannondale – 78
3 – Kristian Sbaragli – MTN-Qhubeka – 48
CLASSIFICAÇÃO GERAL DE MONTANHAS
1 – Marc De Maar – UHC – 15 pontos
2 – David Frattini – UHC – 12
3 – Adam Yates – Orica-GreenEdge – 12
CLASSIFICAÇÃO BELEZAS TURCAS
1 – Mattia Pozzo – Neri-Sottoli – 15 pontos
2 – Javier Lorenti – Caja Rural – 8
3 – Frederique Robert – Wanty-Groupe Gobert – 8
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPES
1 – Cofidis – 91h24min42s
2 – Caja Rural-Seguros RGA – a 56s
3 – CCC Polsat Polkowice – a 5min47s
Fonte: Bike Magazine
|